quarta-feira, junho 01, 2011

Quarto de Despejo



    Já tentou procurar algo em um quarto de despejo? Daqueles que você usa somente para entulhar milhares de coisas que antes ocupavam espaço do lado de fora. Achar algo lá dentro é complicado, não? Você entra, demora para achar o interruptor; ao acender a luz, se depara com tanta coisa que, por um momento, você até se esquece do que foi procurar ali. Durante horas você mexe e remexe em tudo, vez ou outra se deparando com objetos que trazem a tona memórias antigas, ou algumas não tão antigas assim. Você se distrai ali naquele quarto, observando o filme que passa em sua mente cada vez que suas mãos agarram um objeto cheio de lembranças. Lembranças boas, ruins; lembranças de planos que você fez e não se concretizaram como você queria ou sequer aconteceram. Entre sorrisos e lágrimas, vencido pelo cansaço e às vezes pela angustiante sensação de nostalgia, você apaga a luz, sai do quarto e o tranca. Procura ao máximo não passar por perto e não ser tentado a entrar ali novamente. Ou simplesmente porque, para você foi uma perda de tempo ficar ali dentro.
    Tragamos essa narração a algo mais íntimo agora. O quarto de despejo é o seu coração, seu interior, cheio de sentimentos que você guardou ali, bem no fundo, porque ocupavam um espaço desnecessário do lado de fora. Coisas que ficaram engasgadas e você as guardou ali para não demonstrar o que realmente sentiu. Sua casa- ou sua aparência- está limpa, arrumada, impecável! Mas e o seu quarto de despejo?  O que você tem entulhado lá? Como você se aproxima do Senhor  tão cheio de coisas que não deveriam estar ai? Como encontrar a Deus em meio ao turbilhão de 'objetos' a sua volta?
    Da mesma forma que vimos lá no ínicio, o que você procura ali dentro é o Espírito Santo. Quando você entra na sua intimidade para busca-lo, começa a orar e no mesmo instante milhares de coisas praticamente saltam em frente aos seus olhos. Seus problemas diários, seus projetos não concretizados. Aquelas frustrações que você guardou, talvez durante toda sua vida. Sentimentos que você até esqueceu que existiam dentro de você, mas eles estão ali, bem no cantinho do quarto. A mágoa contra aquela pessoa que fez coisas contra você, e você até a perdoou, mas se esqueceu do vestígio que permaneceu no seu coração. Como um jarro quebrado que você jogou fora, mas um pedaço dele permaneceu no quartinho e você nem viu.  E entre sorrisos e lágrimas, você se cansa de procurar pelo bem precioso que você perdeu lá dentro. Então, você chega a evitar uma oração quebrantada. Torna-se uma pessoa automática, religiosa. Você não consegue mais sentir a presença de Deus como antes, não é mais usado como antes. Você perde o foco, a direção. Afinal, não tem como encontrar um caminho, sem o seu mapa e sua bússola. Você não quer perder o seu tempo orando, tem muito trabalho, muitos afazeres.
     Querido, não existe vida sem o Espírito. Para criar o homem, Deus soprou o Espírito dELE em nossas narinas e assim o folego de vida veio a nós. Entrar no quarto de despejo sozinho não é fácil. Este que nem mesmo era um quarto de despejo antes de você entulhar tantas emoções e sentimentos lá. Jamais podemos trancar este quarto sem antes limpá-lo, é uma prática diária. Dizer o que você sente, limpar o seu coração e a sua mente diariamente ao Senhor é fundamental. Porém, se o seu quarto já se tornou um quarto de despejo, Jesus é o aquele que vai entrar lá com você para te ajudar a limpá-lo. É só você chama-lo. Abra hoje o seu quarto, deixe que a luz do Senhor o ilumine e jogue nas mãos dELE tudo que você deixou acumular lá dentro. Só assim, você conseguirá encontrar o bem precioso que você buscava e se perdeu ali: A initimidade com o Espírito Santo.

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor.” Jeremias 29.13,14a

Um comentário:

  1. ' amei *-* "Devemos entregar a chave de todas as áreas do nosso coração, para que Deus faça a limpeza completa... um coração limpo é o primeiro passo para nos tornarmos verdadeiros adoradores".

    ResponderExcluir