terça-feira, fevereiro 01, 2011

A Grandeza dos Detalhes

Graça e Paz, amados! :)


Ontem à noite estudei o livro de Ester. Li e reli alguns vezes e Deus foi me mostrando coisas muito preciosas e preciso partilhar algumas delas.

Sei que muitos já conhecem essa história e entendem o agir de Deus nela, porém outros sequer chegaram a prestar atenção em tal grandeza e simplicidade.

O livro de Ester é bem pequeno, mas rico em lições para edificar nossa fé e nos fortalecer na esperança da providencia divina e nos propósitos do Senhor. Ao longo da história, Ele se mostra em pequenas coisas como o arquiteto supremo do bem em favor dos seus. Ao ler esse livro com mais atenção e cuidado, pude compreender melhor o que Paulo diz aos Romanos (8.28)que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.

Em momento algum Deus é citado diretamente, e ainda assim é claro o seu agir através de seus servos. Prova de que apenas as nossas atitudes de obediência à palavra de Deus geram bençãos. Ou seja, vemos que, se verdadeiramente seguirmos os princípios do Senhor, todas as coisas cooperarão para o nosso bem pois, sabemos que os que amam a Deus guardam seus mandamentos! (João 14.21) É uma riqueza muito grande...

O que trago ao nosso cotidiano é o seguinte pensamento de que todas as coisas que acontecem, sejam boas ou ruins (aos nossos olhos), fazem parte de um propósito maior de Deus para cada vida. O autor de Ester conta que Hamã era um homem de grande prestigio e irou-se contra Mordecai (ou Mardoqueu) por este recusar-se a se curvar diante dele, por isso convenceu o rei a lançar um decreto onde permitiria a aniquilação de todos os judeus em seu reino. Os judeus se desesperaram, vestiram-se de luto e muito lamentaram temendo sua morte. Porém, sua rainha Ester foi colocada nesta posição cinco anos antes para dar livramento ao seu povo.

Vemos a grandeza dos planos de Deus, e sua perfeição em detalhes como estes. Por que o rei persa escolheria justo uma judia para ocupar o trono ao seu lado, mesmo sem saber a descendência dela? Bom, eu não acredito no acaso. Acredito no agir de Deus.

Da mesma forma acontece conosco muitas vezes. Situações ruins ocorrem e por vezes nos lamentamos e até murmuramos por sermos servos do Senhor e passarmos por provas. Porém, uma das bases da fé é justamente a prova.  Mesmo em meio a angustia e as lutas, não podemos esquecer-nos de Quem nós servimos. Apesar de se entristecerem e sentirem medo, os judeus nada fizeram, apenas esperavam pelo dia marcado para sua morte. E eles fizeram isso não por falta de perspectiva, pelo contrário, aquele que espera e confia em Deus, deixa que ele faça o melhor e resolva as questões que as mãos humanas não podem resolver. Tudo é feito em seu devido tempo, basta crer.

Portanto, mesmo que passemos por momentos difíceis como o povo judeu passou, Deus nos assiste e não está alheio a nossa situação. Ele prevê o socorro na hora certa. O Senhor planejou cada etapa desta história desde a revolta de Vasti contra o rei à morte de Hamã, cada detalhe foi previamente preparado por Deus para que seu povo fosse exaltado e Seu nome glorificado no final. E assim como fez com Ester, Deus nos coloca em posições estratégicas para que sejamos usados no tempo propício.


O que nos está a ser feito é apenas confiar no agir de Deus, mesmo que não possamos ver algo miraculoso e grandioso. Na realidade, a grandeza mais sobrenatural de Deus se encontra nos pequenos detalhes como estes. Devemos confiar na direção do Espírito em nós, pois como filhos de Deus, temos a convicção pela fé de que nossas ações são conduzidas por Ele e todas as circunstancias a nossa volta cooperam para o bem que nos está por vir.

Desafio você hoje a ler e desfrutar dessa preciosidade que inúmeras vezes nem mesmo nos lembramos que existe na bíblia. 

Que Deus abençoe sua vida poderosamente!





2 comentários:

  1. Amém irmã, blog mto legal :) Realmente no livro de Ester vemos um Deus que se oculta mas está sempre cuidando do seu povo. Recomendo que vc leia esse livro, muito bom: O Deus presente que se oculta (http://arvoredavida.org.br/deus-presente-oculta-p-178.html)

    Jesus é o Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Ester me fez chorar, e falo sério. A corda preparada por Hamã para matar Mardoqueu, foi a corda que matou o próprio Hamã. A forma que aconteceu essa virada de mesa, em questão de horas, deixa qualquer cético boquiaberto. Deus é Deus. É impossível não contemplar Deus nessa história. O juiz.

    ResponderExcluir